Um dos maiores desafios que pais e mães enfrentam no momento da separação/divórcio é decidir como serão divididas as responsabilidades e o tempo de convivência com os filhos. Muitas vezes, pais e mães temem que o final do relacionamento amoroso com seu parceiro/companheiro/cônjuge também signifique a diminuição da convivência, a perda do vínculo ou do envolvimento parental com os filhos. Como cuidadores, também se preocupam bastante com o impacto potencialmente negativo que a separação/divórcio pode ter no desenvolvimento e no bem-estar dos filhos.
Atualmente, muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas nessa área, especialmente em âmbito internacional, e possibilitam compreender melhor o impacto da separação/divórcio sobre filhos. Esta obra se baseia em uma ampla revisão da literatura científica sobre essa temática e busca tecer recomendações mais efetivas para o desenho de planos parentais que atendam os melhores interesses das crianças.
O objetivo é ajudar cuidadores a lidar com as principais questões que surgem no momento de ruptura familiar, de forma a contribuir com a elaboração de um plano coparental, ou seja, um plano que envolva as decisões tomadas entre os cuidadores para atender os melhores interesses dos filhos.
Conheça a autora:
Elsa de Mattos é Psicóloga Clínica e Jurídica, Especialista em Psicologia Jurídica, Mestre e Doutora em Psicologia, com Pós-doutorado no PPGPSI -UFBA. Professora da pós-graduação na Universidade Católica do Salvador, Perita e assistente técnica em diversos Tribunais de Justiça (DF, BA, SP, PR, RJ). Atua como mediadora extrajudicial e como Instrutora de Oficinas de Parentalidade (CNJ) e orientação de pais em situação de separação e divórcio. Presidente da Comissão Interdisciplinar do IBDFAM-DF (2023-2025). Membro da AFCC – Association of Family and Conciliation Courts (EUA/Canadá). Tem formação como Terapeuta do Esquema e é membro da ISST (International Society for Schema Therapy).
Conheça o sumário:
Capítulo 1. Público
Capítulo 2. Definição
Capítulo 3. A transição emocional
Capítulo 4. O processo de luto pelo fim do relacionamento
Capítulo 5. Conflitos coparentais
Capítulo 6. Coparentalidade
Capítulo 7. Comunicação coparental
Capítulo 8. Planos de parentalidade
Capítulo 9. Cronogramas de convivência adequados às necessidades de desenvolvimento dos filhos
Capítulo 10. A idade e o estágio de desenvolvimento fazem diferença
Capítulo 11. Convivência em fins de semana prolongados, férias e datas especiais
Capítulo 12. Convivência virtual ou à distância
Capítulo 13. Comunicação coparental
Capítulo 14. Parentificação dos filhos: uma inversão de papéis
Capítulo 15. Quando uma criança ou adolescente rejeita ou resiste ao contato com um dos cuidadores
Capítulo 16. Monitoramento e alteração dos planos parentais
Capítulo 17. Tópicos especiais