

As(os) profissionais psicossociais devem guiar a sua prática com base no ‘Princípio dos Melhores Interesses da Criança/Adolescente’ - o que deu origem aos termos ‘proteção integral’, ‘desenvolvimento peculiar’, ‘melhores interesses’ e ‘sujeito de direitos’. Contudo, muitas(os) dessas(os) profissionais não sabem as origens sócio-históricas desses termos e nem a implicação deles para a sua prática profissional – especialmente em casos de guarda e convivência.
Este curso apresenta o percurso histórico do ‘princípio dos melhores interesses’ e a sua relação com o desenvolvimento biopsicossocio-emocional de crianças/adolescentes. Além disso, e a partir de uma visão sistêmica, este curso também apresenta e discute uma ferramenta que irá auxiliar as(os) profissionais psicossociais a focar nos melhores interesses de crianças/adolescentes: a Matriz dos Melhores Interesses. Essa foi proposta pelo Dr Josimar Mendes a partir dos resultados e discussões do seu PhD na Inglaterra - no qual se dedicou a estudar o processo de tomada de decisão sobre a guarda após a separação conjugal no Brasil e na Inglaterra. Essa ferramenta evidencia a compreensão e avaliação de fatores de risco e de proteção para os melhores interesses de crianças/adolescentes envolvidos nesses casos.
Além de aulas teóricas, também teremos estudos de caso e um workshop no final do curso para que todas(os) alunas(os) possam testar a ferramenta.


Conheça as aulas do nosso curso:
1. Histórico do Princípio dos Melhores Interesses da Criança/Adolescente (PMICA) & Evolução Legislativa
2. A Relação entre o PMICA e Desenvolvimento Biopsicossocioemocional de Crianças e Adolescentes
3. A Compreensão Sistêmica dos Melhores Interesses
4. Matriz dos Melhores Interesses: Compreendendo os Fatores de Risco e Proteção para os Melhores Interesses
5. Estudo de Caso e Utilização da Matriz dos Melhores Interesses em Casos Concretos
6. ‘Aulão Tira-dúvidas’ com Dúvidas e Questões Enviadas Pelas(os) Alunas(os) - Turmas 1 e 2
7. A Matriz e a Práticas de Assistentes Sociais e Advogadas(os)
8. Tira-dúvidas 3ª Edição - Turma 3
9. Supervisão Breve - 08 e 09 de Março de 2025.
10. Workshop ao Vivo para a Utilização da Matriz dos Melhores Interesses - 22 e 23 de Fevereiro de 2025, 01 e 02 de Março de 2025.

Você irá receber:

8 aulas gravadas

2 Aulas ao vivo - 1 Supervisão Breve + 1 Workshop para a utilização da Matriz dos Melhores Interesses

Acesso a slides e
leituras indicadas

Certificado de 30 horas

Veja o depoimento de nossos alunos:

Conheça o professor deste curso:

Josimar A. de Alcântara Mendes
O curso foi criado pelo Prof. Dr. Josimar Mendes. Atualmente, ele é Research Associate na University of Oxford, Reino Unido. Além de psicólogo, o Prof. Dr. Josimar Mendes PhD (‘doutorado’) em Psicologia pela University of Sussex (Reino Unido), com a tese intitulada ‘The Decision-Making Process in Child Custody Cases After Parental Separation: A Cross-Cultural Study Between Brazil and England’ (tradução: Processo de Tomada de Decisão sobre a Guarda após a Separação Conjugal: um Estudo Transcultural entre Brasil e Inglaterra). Ele também tem pós-doutorado pelo ‘Projeto Engajadamente’ – uma parceria entre a University of Oxford (Reino Unido) e Universidade de Brasília. Possui mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (com foco sistêmico e crítico na temática de “alienação parental”) e especialização pelo Centre for Addiction and Mental Health (Toronto, Canadá). O Prof. Dr. Josimar Mendes tem vasta experiência com pesquisas de método misto sobre disputa de guarda, alegações de “alienação parental”, melhores interesses da criança/adolescente e processo de tomada de decisão sobre a guarda e convivência dos filhos após a separação conjugal. Ele também possui experiência com atendimento clínico de adolescentes, adultos e terapia sistêmica de casais e famílias. Atua como perito, assistente técnico e parecerista em casos de disputa de guarda e convivência após a separação conjugal em todo o Brasil, além de prover supervisão e formação com foco no ‘princípio dos melhores interesses’ para profissionais psicossociais do TJDFT, TJES, TJPA, TJPR, TJRJ, TJRS, TJSC e TJSP


-
Quando terei acesso ao curso?Imediatamente após a compra. Você receberá um email com o acesso ao curso e as primeiras aulas. As demais aulas serão liberadas gradualmente a cada 7 dias.
-
Tem certificado?Sim, certificado com carga horária conforme descrição do curso.
-
O certificado é reconhecido pelo MEC?Os cursos do Proteja Edu são considerados cursos livres, que não passam por reconhecimento pelo Ministério da Educação.
-
Quando serão as aulas?As aulas foram gravadas para este curso, não foram comercializadas em outra modalidade prévia. Você poderá assistir quando quiser e o quanto quiser no tempo de acesso.
-
Por quanto tempo terei acesso?O acesso é de seis meses da data da inscrição.