As(os) profissionais psicossociais devem guiar a sua prática com base no ‘Princípio dos Melhores Interesses da Criança/Adolescente’ - o que deu origem aos termos ‘proteção integral’, ‘desenvolvimento peculiar’, ‘melhores interesses’ e ‘sujeito de direitos’. Contudo, muitas(os) dessas(os) profissionais não sabem as origens sócio-históricas desses termos e nem a implicação deles para a sua prática profissional – especialmente em casos de guarda e convivência.
Este curso apresenta o percurso histórico do ‘princípio dos melhores interesses’ e a sua relação com o desenvolvimento biopsicossocio-emocional de crianças/adolescentes. Além disso, e a partir de uma visão sistêmica, este curso também apresenta e discute uma ferramenta que irá auxiliar as(os) profissionais psicossociais a focar nos melhores interesses de crianças/adolescentes: a Matriz dos Melhores Interesses. Essa foi proposta pelo Dr Josimar Mendes a partir dos resultados e discussões do seu PhD na Inglaterra - no qual se dedicou a estudar o processo de tomada de decisão sobre a guarda após a separação conjugal no Brasil e na Inglaterra. Essa ferramenta evidencia a compreensão e avaliação de fatores de risco e de proteção para os melhores interesses de crianças/adolescentes envolvidos nesses casos.
Além de aulas teóricas, também teremos estudos de caso e um workshop no final do curso para que todas(os) alunas(os) possam testar a ferramenta.
Conheça as aulas do nosso curso:
1. Histórico do Princípio dos Melhores Interesses da Criança/Adolescente (PMICA) & Evolução Legislativa
2. A Relação entre o PMICA e Desenvolvimento Biopsicossocioemocional de Crianças e Adolescentes
3. A Compreensão Sistêmica dos Melhores Interesses
4. Matriz dos Melhores Interesses: Compreendendo os Fatores de Risco e Proteção para os Melhores Interesses
5. Estudo de Caso e Utilização da Matriz dos Melhores Interesses em Casos Concretos
6. ‘Aulão Tira-dúvidas’ com Dúvidas e Questões Enviadas Pelas(os) Alunas(os)
7. Supervisão Breve - 22 e 23 de Junho
8. Workshop ao Vivo para a Utilização da Matriz dos Melhores Interesses - 29 e 30 de Junho
Você irá receber:
6 aulas gravadas
2 Aulas ao vivo - 1 Supervisão Breve + 1 Workshop para a utilização da Matriz dos Melhores Interesses
Acesso a slides e
leituras indicadas
Certificado de 25 horas
Veja o depoimento de nossos alunos:
Conheça o professor deste curso:
Josimar A. de Alcântara Mendes
O curso foi criado pelo Prof. Dr. Josimar Mendes. Atualmente, ele é Research Associate na University of Oxford, Reino Unido. Além de psicólogo, o Prof. Dr. Josimar Mendes PhD (‘doutorado’) em Psicologia pela University of Sussex (Reino Unido), com a tese intitulada ‘The Decision-Making Process in Child Custody Cases After Parental Separation: A Cross-Cultural Study Between Brazil and England’ (tradução: Processo de Tomada de Decisão sobre a Guarda após a Separação Conjugal: um Estudo Transcultural entre Brasil e Inglaterra). Ele também tem pós-doutorado pelo ‘Projeto Engajadamente’ – uma parceria entre a University of Oxford (Reino Unido) e Universidade de Brasília. Possui mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (com foco sistêmico e crítico na temática de “alienação parental”) e especialização pelo Centre for Addiction and Mental Health (Toronto, Canadá). O Prof. Dr. Josimar Mendes tem vasta experiência com pesquisas de método misto sobre disputa de guarda, alegações de “alienação parental”, melhores interesses da criança/adolescente e processo de tomada de decisão sobre a guarda e convivência dos filhos após a separação conjugal. Ele também possui experiência com atendimento clínico de adolescentes, adultos e terapia sistêmica de casais e famílias. Atua como perito, assistente técnico e parecerista em casos de disputa de guarda e convivência após a separação conjugal em todo o Brasil, além de prover supervisão e formação com foco no ‘princípio dos melhores interesses’ para profissionais psicossociais do TJDFT, TJES, TJPA, TJPR, TJRJ, TJRS, TJSC e TJSP