top of page
Fundo-Azul.png

100% online e gratuito!

18 e 19 de Março de 2024

Certificação de 6h

Consulte a programação

Inscreva-se agora!

Fundo-Azul.png

Você sabia que estamos vivendo um cenário devastador no que diz respeito à violência sexual no Brasil? São estimados 822 mil casos anuais, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, e 6 em cada 10 vítimas são crianças e adolescentes entre zero e treze anos.

 

Como os municípios estão organizando suas redes de proteção para o atendimento dessas crianças e suas famílias?

 

Os profissionais estão preparados para realizar a escuta protegida dessas crianças e atuar de forma protetiva?

 

O que VOCÊ tem feito diante desse problema social que nos exige comprometimento, ética e qualificação?

VOCÊ não pode ficar de fora deste evento que vai explorar os avanços e necessidades da rede de proteção, a partir de uma perspectiva técnica, científica, ética e amparada no compromisso social de priorizar a infância e adolescência.

Programação:

18/03

Segunda feira

Horário: 19h30min


Tema: Compreendendo os diferentes papeis profissionais na rede de proteção


Professora: Dra. Sonia Rovinski

Terça feira

19/03

Horário: 09h


Tema: O que é ciência e o que não é na rede de proteção de crianças e adolescentes


Professora: Dr. Jean Von Hohendorff

19/03

Terça feira

Horário: 19h30min


Tema: Identificação do Transtorno de Estresse Pós Traumático


Professora: Dra. Cátula Pelisoli

Convidados:

Foto-Jean.png

Jean Von Hohendorff –  Professor do Programa de Pós-Graduação Sricto Sensu em Psicologia da Atitus Educação (Passo Fundo), onde coordena o grupo de pesquisa VIA-Redes (Violência, Infância, Adolescência e atuação das Redes de proteção e de atendimento). Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do RS (CRP/07; gestão 2022-2025), sendo presidente da Comissão de Formação. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da ATITUS Educação. Editor associado da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. Membro associado da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Integrante do GT ANPEPP Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade. Membro do comitê de gestão colegiada da rede de cuidado e de proteção social das crianças e dos adolescentes vítimas ou testemunhas de violência de Passo Fundo/RS. Psicólogo graduado pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Bolsista CNPq), com estágio de doutorado sanduíche na University of Alabama School of Social Work (Bolsista CAPES). Possui estágio de Pós-Doutorado Júnior (Psicologia, Bolsista CNPq) na UFRGS. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão com foco em situações de violência contra crianças e adolescentes e na atuação das redes de proteção e de atendimento para crianças e adolescentes em situação de risco, bem como na diversidade sexual e de gênero.

Currículo lattes

Sonia Liane Reichert Rovinski – Psicóloga – CRP 07/1792, Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Especialista em Criminologia (PUC-RS), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS), Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Santiago de Compostela/ revalidado PUC-RS), com pós-doutorado em avaliação psicológica no contexto forense (GEAPAP/UFRGS). Psicóloga no Sistema Penitenciário do RS (1982-1993), Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do RS (1993-2013), professora nos cursos de pós-graduação UNISINOS, Instituto Sapiens (Londrina e Curitiba), IPOG, lecionando a matéria de perícia psicológica forense. Diretora científica da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica – ABPJ, período 2010-2011. Vice-presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, período 2019-2022. Autora e coautora de livros sobre tema da avaliação forense, entre eles “Fundamentos da perícia psicológica forense”- Ed Vetor, 3ª ed., 2013; “Violência sexual contra crianças e adolescentes: testemunho e avaliação psicológica”, Ed. Vetor, 2019; “Avaliação Psicológica no contexto Forense”, Ed. Artmed, 2019.

Currículo lattes

Foto-Sonia.png

Organizadores:

IMG_0391.png

Cátula da Luz Pelisoli –  Psicóloga; Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental, em Psicologia Clínica e em Docência e Metodologias para o Ensino Superior; Mestre e Doutora em  Psicologia, com período de doutorado sanduíche na University of Hawaii at Hilo e Pós Doutorado na UFRGS. Analista Judiciária - Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Professora convidada em cursos de extensão, formação e especialização; Supervisora na área de depoimento especial e documentos psicológicos para fins judiciais. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência - NEPA UFRGS. Co autora do livro "Violência sexual contra crianças e adolescentes: testemunho e avaliação psicológica" (2019). Autora do Ebook/Livro "A proteção das crianças depende de um olhar singular" (2020). Idealizadora e produtora de conteúdo do Canal Proteja.

Currículo lattes

Matheus Reimers – Publicitário (UPF), Diretor de Fotografia (AIC - Academia Internacional de Cinema), Estrategista Digital.

Foto-MATHEUS-Intro.png
bottom of page