Logo Horizontal.png
Textura 01.png
Mokcup-Site.png

Essa é uma AULA GRATUITA do curso Infância Violada: A compreensão dos maus tratos através do cinema.

Nela, a professora Cátula Pelisoli vai abordar o caso McMartin através do filme Indictment, explorando o conceito de sugestionabilidade e o uso de bonecas anatômicas em intervenções em situações de suspeita de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

O caso McMartin é um dos maiores casos de suspeita de abuso sexual do mundo, um caso real que ocorreu nos Estados Unidos. O debate sobre o caso envolveu o questionamento das estratégias utilizadas pela entrevistadora com as crianças supostamente vítimas.

Foto-CATULA-Intro.png
Conheça a professora:

Meu nome é Cátula da Luz Pelisoli e eu trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco e violência desde minha graduação em Psicologia. Eu me formei na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e em seguida iniciei o Mestrado em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), quando estudei as características de famílias com história de abuso sexual intrafamiliar. Neste período, eu também comecei a trabalhar num serviço de saúde pública – um Centro de Atenção Psicossocial, onde atendíamos diversas situações com crianças, adolescentes e adultos vítimas de diferentes violências. Eu também tive experiência em consultório particular, onde eu trabalhava com Psicoterapia Cognitivo Comportamental, e por isso fiz uma Especialização nessa área. Após finalizar o Mestrado e a Especialização, eu decidi estudar como os psicólogos avaliavam situações de suspeita de violência sexual que são encaminhadas pela Justiça. Então, novamente ingressei na UFRGS, desta vez para realizar o Doutorado em Psicologia. No Doutorado, eu tive a grande oportunidade de estudar por seis meses nos Estados Unidos, na University of Hawaii at Hilo, na Big Island, onde o professor Dr. Steve Herman pesquisa sobre como os profissionais realizam essas avaliações. 

Antes mesmo de 2013, eu comecei a lecionar na graduação de Psicologia e Direito. Em 2014, eu fui chamada para assumir este cargo que ocupo hoje, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul – TJ RS, de Psicóloga Judiciária e tive de deixar de lado a docência na graduação. Eu sou muito feliz e satisfeita no meu trabalho e procuro estar sempre estudando. Devido a essa constante necessidade de aperfeiçoamento, fiz um Pós Doutorado também na UFRGS para investigar como as entrevistas de crianças e adolescentes estão sendo realizadas no Brasil, no contexto do Poder Judiciário, sob a orientação da Professora Doutora Débora Dalbosco Dell’Aglio. Eu amo meu trabalho, e procuro diversificar minhas atividades, através da pesquisa, da supervisão de entrevistadores e de documentos psicológicos, além das minhas atividades de avaliação psicológica e condução de entrevistas dentro do Fórum.

Eu sou também Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência - NEPA UFRGS, Coautora do livro "Violência sexual contra crianças e adolescentes: testemunho e avaliação psicológica" (2019) e autora do Ebook “A proteção das crianças depende de um olhar singular” (2020), além de idealizadora e produtora de conteúdo do Canal Proteja. 

Este curso é a realização de mais um projeto. E eu espero que você saia tão satisfeito dele como eu fiquei ao desenvolvê-lo!

Currículo Lattes

Fundo.png
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Black YouTube Icon